Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > Curso de História Oral

Curso de História Oral

A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA - Memória e História Social – Turma 2018

A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA - Memória e História Social – Turma 2018

Prof. Dr. Maurílio Rompatto

Período de inscrição de 01 a 30 de junho de 2018

Período de realização de 04 a 25 de agosto de 2018.

Aulas nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto de 2018 e somente aos sábados à tarde no período das 13h30 as 17h50 (sendo o primeiro encontro marcado sábado dia 04 de agosto, às 13h30).

Carga-horária teórica: 20 horas.

Carga-horária prática: 20 horas (pesquisa de campo na coleta de dados, de documentos e de entrevistas a ser realizada nos meses de agosto e setembro de 2018).*

Total de horas: 40 horas (certificado).

Local: Na sala de multimeios do CAC da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí.

Público: Aberto para todos os acadêmicos da UNESPAR, Campus de Paranavaí e para professores de história das redes públicas estadual e municipal e da rede particular da região.

Vagas: Até o limite de 50 inscritos

Objetivos: Estudar a teoria, a metodologia e a prática da pesquisa em história oral; conhecer os estilos e as etapas da história oral; compreender o referencial ético/jurídico aplicado à história oral; refletir sobre os perigos ou os descaminhos da história oral; aprender e aplicar na prática a técnica de entrevista de história oral.

Programa: Conceito, objetivo e desenvolvimento da história oral; aspectos teóricos e metodológicos da história oral; referencial ético/jurídico aplicado à história oral; estilos e etapas da história oral: história oral de vida, história oral temática e tradição oral; procedimentos práticos da entrevista: o preparo, a técnica e a transcrição da entrevista; o projeto e a pesquisa em história oral. * - O cumprimento da carga-horária prática de 20 horas é obrigatório para a conclusão do curso, sem o qual não haverá certificação ao participante.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI