Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inauguração do Horto de plantas aromáticas e medicinais da Unespar campus de Paranavaí.

No dia 27 de junho foi inaugurado um Horto de plantas aromáticas e medicinais coordenado pela professora Dra. Franciele Zanardo Bohm, do colegiado de Ciências Biológicas. O local é destinado ao atendimento da comunidade interna e externa, orientação de projetos de pesquisa e extensão. Agradecemos os acadêmicos participantes do projeto por todo o empenho e dedicação, a coordenação do projeto de Hortas Orgânicas Sustentáveis, ao Programa Universidade sem Fronteiras e a direção do campus de Paranavaí.

Um horto é um pequeno espaço de terreno onde se cultivam plantas de jardim, plantas aromáticas, plantas medicinais e hortaliças. Já o horto didático é uma unidade de referência de plantas bioativas catalogadas de acordo com a biodiversidade local, que serve pra orientar quanto classificação, identificação e utilização. O horto didático também é um espaço para organizar uma coleção botânica para a utilização em aulas práticas das disciplinas de Botânica. Pretende-se criar um ambiente agradável e convidativo para os acadêmicos e para receber escolas, grupos da comunidade e pessoas interessadas em conhecer as propriedades e características de grupos de vegetais. O horto oferece a possibilidade de realização de Dias de Campo e oficinas referentes às plantas medicinais e à saúde. Estas práticas são importantes ferramentas de divulgação do trabalho de resgate do saber popular e integração com o conhecimento científico, contribuindo para melhoria de qualidade de vida, em uma perspectiva de sustentabilidade social, ambiental, ética, cultural e econômica.