Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Categorias de Análise da Educação e das Políticas Sociais

Categorias de Análise da Educação e das Políticas Sociais

APRESENTAÇÃO | METODOLOGIA |PROGRAMAÇÃO | INSCRIÇÃO

Apresentação

O Brasil passa atualmente por um projeto econômico e político de ajuste de suas políticas públicas historicamente construídas, ancorado no ideário neoliberal e sintonizado com as recomendações do Banco Mundial, atendendo às imposições da lógica do capital. Os impactos têm sido visíveis e intensos nas áreas educacionais, sociais e das políticas públicas em geral. As reformas trabalhistas e educacionais recentemente encetadas pelo governo federal, à revelia das críticas, dos debates e das resistências dos atores e movimentos sociais organizados, demonstram a gravidade do contexto atual e a necessidade de um enfrentamento organizado e coerentemente articulado pela sociedade amplamente mobilizada.

O entendimento das determinações estruturais de tais ações práticas implica o conhecimento da lógica interna de acúmulo de capital, a fim de possibilitar a identificação de suas causas, a análise coerente da conjuntura atual, bem como o enfrentamento eficaz e radical de tais medidas, que implicam em perda de direitos, ampliação das desigualdades sociais e prejuízos à vida humana.

A partir deste contexto, o Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital – GEPTESC (CNPQ/PRPPG) ofertará o Curso de Extensão “O capital: categorias de análise da educação e das políticas públicas atuais”. Objetiva-se disponibilizar aos participantes alguns recursos analíticos indispensáveis para a compreensão da lógica de acúmulo do capital, a fim de subsidiar pesquisas e ações concretas destinadas ao enfrentamento da perda de direitos sociais básicos na sociedade brasileira atual. Serão estudadas categorias iniciais, fundamentais na relação do capital e seu movimento contraditório. De caráter interdisciplinar, fortalece a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, agregando distintos profissionais e estudantes engajados em discussões, estudos e ações transformadoras, que visam fortalecer o sistema educacional público e as políticas sociais, neste momento histórico de ataque direto às mesmas no país.

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado a estudantes, docentes e pesquisadores das mais distintas áreas e níveis de ensino. Está aberto à comunidade interna e externa da Unespar.

Metodologia

O Curso será realizado através de atividades de estudos dirigidos prévios, para fundamentar as discussões, e de participação presencial em atividade formativa.

A certificação será correspondente a 24 horas.

O curso será ofertado através de 6 encontros, conforme as datas:

20/03/2018

27/03/2018

03/04/2018

10/04/2018

17/04/2018

24/04/2018

Horário: 17:00h às 19:00h

Local: Mini-auditório UNESPAR/ Paranavaí

INSCRIÇÃO ENCERRADA

*OBSERVAÇÃO: VAGAS LIMITADAS

CONTATO EM CASO DE DÚVIDAS: