Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de extensão “O Novo Ensino Médio no Brasil:

Curso de extensão “O Novo Ensino Médio no Brasil:

Educação, Trabalho e Formação de Professores”.

APRESENTAÇÃO | JUSTIFICATIVA |PROGRAMAÇÃOINSCRIÇÃO

APRESENTAÇÃO

As inscrições para o curso de extensão “O Novo Ensino Médio no Brasil: Educação, Trabalho e Formação de Professores”, se realizarão entre os dias 01/02/2018 e 08/04/2018, no limite de até 60 vagas. Sua carga horária total de 40 horas está subdividida em 20 horas de estudos dirigidos e 05 encontros presenciais de 4 horas por módulo, a realizar-se entre 19h e 23h. Os textos para estudos dirigidos serão enviados, previamente, nos e-mails dos inscritos. Será concedida certificação para os inscritos com 75% de participação comprovada nos encontros presenciais. O curso de Extensão é direcionado aos Professores da Educação Básica da cidade de Paranavaí, região da Amunpar e adjacências; Coordenadores pedagógicos da cidade de Paranavaí e região da Amunpar e adjacências; Acadêmicos pesquisadores de Iniciação Científica; Pesquisadores de cursos de Pós-graduação Lato-sensu e Stricto sensu

JUSTIFICATIVA

O conteúdo da nova proposta para o Ensino Médio, Lei Nº 13.415/2017, implica na flexibilização curricular e na reelaboração da prática docente com base na incorporação das premissas do professor reflexivo. Nesse período de transição entre a Lei em vigor e sua efetiva implementação, em acordo com o calendário do MEC, surgem inquietações e incertezas entre os profissionais que atuam na Rede Básica de Ensino. Ao relacionar o novo Ensino Médio à Base Nacional Comum Curricular e seus respectivos itinerários formativos, a possibilidade da existência das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, concomitantemente à assinatura de convênios com instituições de educação à distância, temos que essas medidas expressam as novas emulações sociais/educacionais relativas à prática docente, afetando as relações de trabalho e o conteúdo a ser ensinado. Faz-se necessário, portanto, disseminar discussões que permitam compreender a nova Lei e suas implicações no trabalho docente. O curso de extensão permitirá a abertura do diálogo e a problematização sobre o conjunto de questões relacionadas aos rumos do novo Ensino Médio no Brasil. Ao mesmo tempo, propiciará o acesso a conteúdos teóricos específicos, cujas reflexões contribuirão para a formação de professores. Por fim, ao relacionar a reforma do Ensino Médio aos processos sociais complexos, permitirá o desenvolvimento da percepção de que os processos escolares relacionam-se às alterações de maior envergadura, como as metamorfoses do mundo do trabalho flexível e as novas formas de reprodução social na contemporaneidade.

PROGRAMAÇÃO

De modo a alcançar os objetivos estabelecidos no projeto, a considerar o tema, dia, horário e professor (a) palestrante, os módulos presenciais do curso de extensão “O Novo Ensino Médio no Brasil: Educação, Trabalho e Formação de Professores”, seguirá o cronograma abaixo:

Módulo 1 – A Nova Proposta de Ensino Médio no Brasil: trabalho flexível e sociabilidade contemporânea. Data: 12/04/2018.  Palestrante: Prof. Dr. Renan Araújo, 19h às 23h.

Módulo 2Formação continuada dos professores da Educação Básica do ensino público no Estado do Paraná na contemporaneidade flexível. Previsão: 26/04/2018Palestrante: Profa. Ms.  Amanda C. Ribeiro, 19h às 23h

Módulo 3Concepções de qualidade, eficiência e avaliação docente e sua relação com o contexto do trabalho flexível. Data: 10/05/2018. Palestrante: Profa. Ms. Helen C. de Oliveira, 19h às 23h

Módulo 4Pressupostos teóricos da Ética docente no contexto toyotista. Data: 24/05/2018. Palestrante: Prof. Ms.  Wesley Bandeira, 19 às 23h.

Módulo 5O novo Ensino Médio e os rumos da escola pública no Brasil. Data: 07/06/2018. Palestrante: Profa. Dra. Neide de A. L. Galvão Fávaro, 19h às 23h.

Obs: Os textos para estudos dirigidos serão enviados, previamente, nos e-mails dos inscritos.

!!!!ATENÇÃO INSCRIÇÕES A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2018!!!