Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > XXII Seminário de História - O Cinema como instrumento didático-pedagógico

XXII Seminário de História - O Cinema como instrumento didático-pedagógico

Universidade Estadual do Paraná

Campus Paranavaí

Colegiado de História

                    XXII SEMINÁRIO DE HISTÓRIA                     

O Cinema como instrumento didático-pedagógico

23/09/2019 a 28/09/2019

 

  PROGRAMAÇÃO

Dia 23/09 – Segunda feira – 14h 00min. horas Credenciamento

19h 30min. Conferência: “Cinema e ensino de História: cem anos de   uma aproximação desconfiada"

Conferencista: Prof. Dr. José Henrique Rollo Gonçalves (UEM)

Dia 24/09 – Terça feira – 19h 30min.

Conferência: "Pensar o Cinema - Desafios"

Conferencista: Paulo Campagnolo (curador do projeto Convite ao Cinema SEC de Maringá)

Dia 25/09 – Quarta feira – 14h 00min.

Minicurso: “O sagrado e o profano na cidade medieval do século XIII” – Prof. Dr. Vanderlei Amboni (UNESPAR)

19h 30min. Conferência: “Reflexões sobre o cinema: indústria, arte e educação"

Conferencista: Professor ms. Marcelo Rosa (IFPR)

Dia 26/09 – Quinta feira – 16h 00min

Sessão de comunicações

19h 30min. Conferência: Cinema contemporâneo brasileiro: política e estética

Conferencista: Professor ms. Felipe Bonifácio (IFPR)

Dia 27/09 – Sexta feira – 14h 00min.

Minicurso: O trabalho das mulheres ministrado pelo Prof. Dr. José Roberto Pereira de Novaes (Beto Novaes) – UFRJ.

projeção e debate sobre o documentário AS SEMENTES (o trabalho das mulheres na agroecologia) e MULHERES DAS ÁGUAS (o trabalho das mulheres pesqueiras nos manguezais do nordeste) – produtor e diretor Beto Novaes.

Este minicurso é uma parceria com o NERG (Núcleo de Educação para Relações de Gênero) e com o Grupo de pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas – UNESPAR/Paranavaí.

19h 30min.

Lançamento do documentário “O diagnóstico” sobre contaminação por agrotóxicos na lavoura de fumo no Paraná, projeção e discussão do documentário com o produtor e diretor Beto Novaes.

Conferencista: Prof. Prof. Dr. José Roberto Pereira de Novaes (Beto Novaes) – UFRJ.

Dia 28/09 – Sábado – Atividade extra

Conferência: Educação através das imagens

Conferencista: Prof. Dr. José Roberto Pereira de Novaes (Beto Novaes) – UFRJ.

A atividade deste dia contará também para o curso de Extensão em audiovisual que é uma parceria da UNESPAR com o IFPR e Fundação Cultural de Paranavaí.

INSCRIÇÃO 

Taxa de inscrição R$ 30,00 –  (Certificação online).

CLIQUE AQUI

Local de realização: Centro de Conferências da UNESPAR/Paranavaí

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos serão apresentados sob a forma de COMUNICAÇÃO ORAL.

ORIENTAÇÕES PARA RESUMO EXPANDIDO

O resumo expandido apresentado no XXII Seminário de História da UNESPAR – Campus de Paranavaí deverá ter no máximo 10 páginas e apresentar os elementos abaixo descritos. O texto deverá ser digitado em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo.

Título

O título deve ser conciso, compreensível e relacionado ao tema da pesquisa. Escrever com letras maiúsculas (exceto nomes científicos, que também devem conter itálicos), negrito, em espaço 1,5, fonte tamanho 12, alinhamento centralizado.

Autores e Orientadores:

Aqui deverão estar listadas as pessoas que realizaram a pesquisa e redigiram o resumo. Em geral o primeiro autor é aquele que concebeu o argumento principal da discussão, aquele em que estão embasadas as conclusões. O nome dos autores deve vir acompanhado da identificação de sua instituição de origem e e-mail para contato. Escrever os nomes por extenso e usando caixa alta e baixa. Separar cada nome por ponto e vírgula. No nome do orientador, acrescentar titulação Msc. ou Dr. e no final, entre parênteses, acrescentar orientador. Espaço simples, fonte tamanho 12, alinhamento centralizado. Os títulos das partes não serão numerados, deverão ser digitados com espaçamento 1,5, letras maiúsculas, fonte tamanho 12, com alinhamento à esquerda.

Resumo

O item resumo do trabalho deste documento será utilizado também para compor o caderno impresso de Anais do Evento. O resumo deve apresentar um máximo de 150 palavras, (excluindo título e autores), onde são apresentadas as principais informações de um texto. Em uma sequência de frases concisas deve apresentar a natureza do tema, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões. Texto deverá ser apresentado em espaçamento simples, fonte tamanho 12, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo.

Introdução:

Descrever uma visão geral sobre o tema abordado no estudo, com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Palavras-chave: Informar três palavras-chave separadas por vírgula.

Discussão teórica e metodológica

Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.). O método deve apresentar claramente os pormenores relativos à execução da pesquisa de maneira exata, bem como a sua natureza: quantitativa e/ou qualitativa. É comum a apresentação do material pesquisado, e os métodos utilizados para se analisar os resultados. É importante indicar quais foram as fontes, orais, documentais, imagéticas estudadas, como foi efetuada a seleção e procedimento de coleta de dados, entre outros. No resumo o item metodologia deve ser escrito com verbos no passado, visto que a pesquisa já ocorreu.

Resultados e Discussões:

Apresentar os principais resultados obtidos com a aplicação da metodologia escolhida nas fontes estudadas. É importante que se apresente apenas os resultados necessários para embasar as conclusões. Pode-se apresentar tabelas, gráficos e figuras, acompanhados de um texto descritivo dos mesmos. Os resultados devem vir acompanhados das discussões teóricas, e requerem uma descrição dos mesmos com uma análise e/ou comparação destes com a literatura especializada. Na discussão se comenta sobre o impacto dos resultados no conhecimento vigente. Se o que foi observado vai de encontro ao que diz a literatura, se traz informações contrárias, se acrescenta ou modifica aquilo que se sabe sobre determinado assunto descrito nas publicações científicas. Por vezes os resultados modificam ou corroboram a literatura de maneira suficiente para que uma nova conclusão possa ser obtida.

Considerações finais:

Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. Quando os resultados permitem uma generalização da conclusão, deve-se fazê-lo, porém quando não permitem é importante que se ressalte que as obtidas são relativas às fontes estudadas.

Referências: Citar as mais consultadas.

Fomento: Informar a instituição de fomento/remuneração.

A submissão deverá ser efetuada somente em arquivo Word. Serão desclassificados arquivos em PDF.

3) Envio: O resumo expandido, juntamente com o comprovante de pagamento, deverá ser enviado até o dia 15/09/2019 no e-mail

22shistoriaunesparparanavai@gmail.com

4) As inscrições serão feitas via site da Fundação de Apoio da UNESPAR. Atenção para a data do vencimento do boleto.

Link para inscrição: https://eventos.fundacaofafipa.org.br/informacoes/16/

5) Certificados: Serão fornecidos certificados on-line de participação e de apresentação dos trabalhos.