Você está aqui: Página Inicial > Notícias Antigas > Arquivos > Projeto de Ensino - Descartes e o nascimento da ciência moderna

Projeto de Ensino - Descartes e o nascimento da ciência moderna

A filosofia cartesiana é considerada pela história da filosofia como o marco inaugural da ideia de modernidade. Ao introduzir uma ruptura com a tradição filosófica, Descartes instaurou um novo modo de conceber o homem, o mundo (a Natureza) e a ciência (o conhecimento). O caráter revolucionário do pensamento de Descartes produziu ecos profundos na história do pensamento ocidental, de modo que todo pensamento posterior a Descartes pode ser classificado como cartesiano ou anti-cartesiano. Ou seja, não é possível compreender o conceito de modernidade em filosofia (e na ciência) sem se reportar ao conceito cartesiano de sujeito (cogito, ergo sum) enquanto instância de produção da verdade (do conhecimento). A filosofia cartesiana encontra na metafísica seus fundamentos, mas colhe das ciências particulares os seus frutos ou benefícios. O projeto de ensino tem como pressuposto metodológico a exposição, a leitura, a análise e a discussão de fragmentos ou excertos das seguintes obras de Descartes: Carta Prefácio aos Princípios de filosofia (Principia Philosophiae, Regulae ad directioni ingenii (Regras para a direção do espírito), Discurso do Método, Meditações, Tratado do Homem e Paixões da alma. Busca-se, neste sentido, evidenciar o caráter atual e insuperável do pensamento de Descartes, assim como mostrar as influências exercidas pelo pensamento cartesiano sobre o pensamento filosófico e científico moderno e contemporâneo.

          O Projeto de Ensino visa compreender e analisar as razões pelas quais Descartes inaugura na modernidade uma nova concepção de conhecimento, método e verdade que funda o nascimento da ciência moderna. Pretende ainda, compreender os fundamentos metafísicos da ciência cartesiana, a descoberta cartesiana do sujeito do conhecimento (cogito, ergo sum); analisar a relação entre método, razão e verdade em Descartes, a fim de estabelecer a unidade da ciência; discutir o problema mente-corpo, os limites da razão e da ciência cartesiana.

         

Programação do Evento

 

Dia 18/05/2019 – Sábado (das 8:00hs às 12:00hs)

Mini-curso: A revolução cartesiana: subjetividade e racionalidade.

Dr. Claudinei Luiz Chitolina – Unespar

Dia 25/05/2019 – Sábado (das 8:00hs às 12:00hs)

Mini-curso: A concepção cartesiana de ciência: unidade e progresso do conhecimento. 

 Dr. Claudinei Luiz Chitolina – Unespar

Dia 8/06/2019 – Sábado (das 8:00hs às 12:00hs)

Mini-curso: Razão, verdade e método: por que a ciência é cartesiana?

Dr. Claudinei Luiz Chitolina – Unespar

 

Dia 22/06/2019 – Sábado (das 8:00hs às 12:00hs)

Mini-curso: O problema mente-corpo em Descartes: herança e atualidade do legado cartesiano.

 Dr. Claudinei Luiz Chitolina – Unespar

Inscrições

Para realizar a inscrição Clique aqui 

Contato 


Local da realização: UNESPAR/Campus Paranavaí

Público alvo: acadêmicos da Unespar - Paranavaí

Carga horária para emissão de certificados: 30hs

Coordenador do Projeto de Ensino: Dr. Claudinei Luiz Chitolina

E-mail: claudinei.chitolina@pucpr.br