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Sobre o Curso

O Curso de Matemática - Licenciatura Plena nasceu em 2001, oriundo do extinto cursode Ciências 1º grau, que até aquele ano era o único formador de docentes de Matemáticapara atender a demanda Regional. Quando de sua formação, o curso tinha como propostaformar professores de Matemática para a segunda fase de ensino fundamental (hoje do6º ao 9º ano) e para o ensino médio (antigo 2º grau). O contato do acadêmico com arealidade educacional é promovido desde os primeiros anos de sua formação, atravésdas atividades de vivências em Práticas de Ensino. Através do Estágio Supervisionado oestagiário tem a oportunidade, do exercício das diversas atribuições de um profissionalda educação, à frente de uma classe, em toda a dinâmica de um estabelecimento.
O curso procura oportunizar a formação científica, tecnológica, técnica e artística naespecialidade matemática, promovendo competências essenciais ao futuro professor.Espera-se que além da Matemática em si o profissional conheça a realidade sócio-cultural do País e de sua região em particular, para que o ensino dessa ciência e osresultados da pesquisa Matemática sejam aplicados em função dessa realidade. Esteprofissional deve desenvolver o espírito crítico, o raciocínio científico, aliados a culturade seu povo.
Além de ter a capacidade de aprender continuamente, de pensar, de trabalhar em grupoe que valorize a cooperação acima da competitividade, o futuro professor tenha também,a competência no manejo do conteúdo, da aula e da classe para ensinar Matemáticaa alunos de cursos diurnos e noturnos, pré-adolescentes, adolescentes e adultos, dediferentes classes sócio-econômicas. Como já dizia Galileu, “O livro do universo estáescrito em linguagem matemática”, cabe, portanto, ao professor ajudar o aluno a decifrá-lo.


•Autorização: Dec. 2.904 de 11/07/2000
•Reconhecimento: Dec. 2.904 de 28/03/2004
•Números de vagas: 40 vagas
•Turno: Noturno
•Carga Horária: 3.022 horas
•Duração do Curso: Mínimo 04 – anos - Máximo 07 - anos
•Contato: (44) 3423-3210

Mensagem do Coordenador


O Laboratório de Matemática da UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ conta hoje com 32 máquinas para aulas práticas. Conta ainda com projetor multimídia no teto para auxiliar o trabalho do docente.

Tendo em conta as orientações apontadas pelos programas de Matemática das diversas séries e a necessidade (salientada pela investigação educacional e pela prática) de os alunos contactarem com os aspectos intuitivos da Matemática e com a sua ligação a situações reais, de construírem e experimentarem com materiais concretos ou software educacional, é fundamental a criação de Laboratórios de Matemática, onde possam ser dadas aulas desta disciplina e onde os alunos possam trabalhar sob a orientação de professores (tanto alunos com necessidades educativas especiais como alunos envolvidos em “Clubes de Matemática”).

Um Laboratório de Matemática é uma sala especificamente dedicada ao ensino e aprendizagem desta disciplina.

Objetivos:

• Envolver o Aluno na aprendizagem, tornando-o sujeito atuante em busca de novas descobertas que geram o conhecimento significativo.

• Desenvolver a atenção, a concentração, a observação, a criticidade, a autonomia e raciocínio lógico, realizando atividades diversificadas com recursos didáticos variados.

• Estimular o aluno na busca e na construção do saber, oportunizando momentos lúdicos com recursos variados e realizando atividades diversificadas, desafiadoras, significativas, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento lógico.

Justificativa:

O trabalho no Laboratório de Matemática tem como prioridade possibilitar e facilitar aos alunos a aquisição do conhecimento, oportunizando o contato com diversos materiais concretos educativos, num ambiente prazeroso e aconchegante.

Visa instigar a criação de estratégias na busca de solução de problemas. Pretende explorar a potencialidade do conhecimento matemático, propondo atividades lúdicas, em parceria com os professores e o trabalho realizado na sala de aula, sanando dificuldades e proporcionando novos conhecimentos através dos jogos. O projeto ocorre nos turnos da tarde onde os alunos são convidados a participar do mesmo no horário de aula.

Com esse trabalho almeja-se:

• Que as atividades lúdicas e jogos gerem no aluno o interesse, o prazer, a persistência, a autonomia, a busca e a pesquisa no decorrer do trabalho proposto;

• Que os educandos passem a compreender e a utilizar convenções e regras das atividades que serão empregadas no processo de aprendizagem;

• Incentivar o respeito à individualidade e às diferenças, realizando atividades diversificadas que contribuam com a socialização através da interação com o meio. O Laboratório de Matemática conta com vários materiais didáticos: material dourado, dominó, quebra-cabeça, jogos de memória, números de madeiras, materiais concretos, entre outros. Anualmente são adquiridos novos materiais para este ambiente.

Componentes Curriculares