Você está aqui: Página Inicial > Menu Graduação > Cursos > Matemática

Sobre o Curso

O Curso de Matemática - Licenciatura Plena nasceu em 2001, oriundo do extinto cursode Ciências 1º grau, que até aquele ano era o único formador de docentes de Matemáticapara atender a demanda Regional. Quando de sua formação, o curso tinha como propostaformar professores de Matemática para a segunda fase de ensino fundamental (hoje do6º ao 9º ano) e para o ensino médio (antigo 2º grau). O contato do acadêmico com arealidade educacional é promovido desde os primeiros anos de sua formação, atravésdas atividades de vivências em Práticas de Ensino. Através do Estágio Supervisionado oestagiário tem a oportunidade, do exercício das diversas atribuições de um profissionalda educação, à frente de uma classe, em toda a dinâmica de um estabelecimento.
O curso procura oportunizar a formação científica, tecnológica, técnica e artística naespecialidade matemática, promovendo competências essenciais ao futuro professor.Espera-se que além da Matemática em si o profissional conheça a realidade sócio-cultural do País e de sua região em particular, para que o ensino dessa ciência e osresultados da pesquisa Matemática sejam aplicados em função dessa realidade. Esteprofissional deve desenvolver o espírito crítico, o raciocínio científico, aliados a culturade seu povo.
Além de ter a capacidade de aprender continuamente, de pensar, de trabalhar em grupoe que valorize a cooperação acima da competitividade, o futuro professor tenha também,a competência no manejo do conteúdo, da aula e da classe para ensinar Matemáticaa alunos de cursos diurnos e noturnos, pré-adolescentes, adolescentes e adultos, dediferentes classes sócio-econômicas. Como já dizia Galileu, “O livro do universo estáescrito em linguagem matemática”, cabe, portanto, ao professor ajudar o aluno a decifrá-lo.


•Autorização: Dec. 2.904 de 11/07/2000
•Reconhecimento: Dec. 2.904 de 28/03/2004
•Números de vagas: 40 vagas
•Turno: Noturno
•Carga Horária: 3.022 horas
•Duração do Curso: Mínimo 04 – anos - Máximo 07 - anos
•Coordenador (a): Daniel de Lima
•E-mail de Coordenador: profdalima@hotmail.com
•Contato: (44) 3423-3210

Mensagem do Coordenador

Há duas principais divisões no campo de atuação do matemático e uma terceira que floresceu há pouco tempo: o licenciado se qualifica, sobretudo para lecionar, obacharel está mais voltado à pesquisa, a docência no ensino superior e no trabalhojunto às empresas e por fim uma formação que vem sendo cada vez mais explorada queé o Matemático Industrial. Este último profissional é formado especificamente paraatuar na área de produção industrial com minimização de custos, maximização de lucrose logística. Em nossa IES há apenas o curso de Licenciatura em Matemática, ou seja,formamos professores de Matemática. Lecionar é a atividade mais comum de atuação.

Porém, no momento há uma busca muito grande de empresas atrás de formados dematemática, porque as soluções de gestão em empresas se dão por indicadores expostossob a forma de gráficos, que exigem leitura matemática.
Essa necessidade tanto das empresas quanto das escolas tem facilitado a colocaçãono mercado de trabalho. Há casos de alunos que já conseguem emprego antes dese formarem.

No entanto, os baixos salários para os professores podem afastar osprofissionais desta área. Faltarão professores, haverá deficiências no ensino e issoacabará alimentando um círculo vicioso.

A Matemática é, naturalmente, interessante para quem gosta de cálculos. Mas tambémé importante que o futuro matemático saiba interpretar gráficos e tirar conclusões arespeito das diferenças e semelhanças entre os mais variados fenômenos. O mercadoexige um conhecimento cada vez maior de matemática (soluções de gestão estãoexpressas a partir de gráficos, tabelas e números). Quem souber fazer essa leitura, teráum diferencial no mercado, e, logo, virá a valorização, tanto no médio quanto no longoprazo.

Para o estudante que quer se destacar, é aconselhável ter uma boa base de informática,porque sempre há softwares matemáticos sendo lançados. Também é importante lerainda um livro por ano sobre uma grande área da matemática, além de dar atenção àspublicações paradidáticas. Livros sobre história da matemática ajudam a entendê-lamelhor, bem como os personagens que a fizeram ser o que ela é hoje.

O Laboratório de Matemática da UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ conta hoje com 32 máquinas para aulas práticas. Conta ainda com projetor multimídia no teto para auxiliar o trabalho do docente.

Tendo em conta as orientações apontadas pelos programas de Matemática das diversas séries e a necessidade (salientada pela investigação educacional e pela prática) de os alunos contactarem com os aspectos intuitivos da Matemática e com a sua ligação a situações reais, de construírem e experimentarem com materiais concretos ou software educacional, é fundamental a criação de Laboratórios de Matemática, onde possam ser dadas aulas desta disciplina e onde os alunos possam trabalhar sob a orientação de professores (tanto alunos com necessidades educativas especiais como alunos envolvidos em “Clubes de Matemática”).

Um Laboratório de Matemática é uma sala especificamente dedicada ao ensino e aprendizagem desta disciplina.

Objetivos:

• Envolver o Aluno na aprendizagem, tornando-o sujeito atuante em busca de novas descobertas que geram o conhecimento significativo.

• Desenvolver a atenção, a concentração, a observação, a criticidade, a autonomia e raciocínio lógico, realizando atividades diversificadas com recursos didáticos variados.

• Estimular o aluno na busca e na construção do saber, oportunizando momentos lúdicos com recursos variados e realizando atividades diversificadas, desafiadoras, significativas, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento lógico.

Justificativa:

O trabalho no Laboratório de Matemática tem como prioridade possibilitar e facilitar aos alunos a aquisição do conhecimento, oportunizando o contato com diversos materiais concretos educativos, num ambiente prazeroso e aconchegante.

Visa instigar a criação de estratégias na busca de solução de problemas. Pretende explorar a potencialidade do conhecimento matemático, propondo atividades lúdicas, em parceria com os professores e o trabalho realizado na sala de aula, sanando dificuldades e proporcionando novos conhecimentos através dos jogos. O projeto ocorre nos turnos da tarde onde os alunos são convidados a participar do mesmo no horário de aula.

Com esse trabalho almeja-se:

• Que as atividades lúdicas e jogos gerem no aluno o interesse, o prazer, a persistência, a autonomia, a busca e a pesquisa no decorrer do trabalho proposto;

• Que os educandos passem a compreender e a utilizar convenções e regras das atividades que serão empregadas no processo de aprendizagem;

• Incentivar o respeito à individualidade e às diferenças, realizando atividades diversificadas que contribuam com a socialização através da interação com o meio. O Laboratório de Matemática conta com vários materiais didáticos: material dourado, dominó, quebra-cabeça, jogos de memória, números de madeiras, materiais concretos, entre outros. Anualmente são adquiridos novos materiais para este ambiente.

Componentes Curriculares

ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM

MATEMÁTICA

 

AUTORIZAÇÃO

ATO

DATA

PUBLICAÇÃO

Parecer n.o 538-CEE/CES

08/12/1999

08/12/1999

Decreto n.o 2.291

11/07/2000

D.O.E. – 11/07/2000

 

RECONHECIMENTO

ATO

DATA

PUBLICAÇÃO

Parecer  n.o 962/2003-CEE/PR

05/11/2003

D.O.E. – 05/11/2003

Decreto n.o 2.904

28/04/2004

D.O.E. n.o 6.717 – 28/04/2004

 

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO

ATO

DATA

PUBLICAÇÃO

Decreto n.o 4.423

01/03/2005

D.O.E. – 01/03/2005

Parecer n.o 92-CEE/CES

10/02/2010

10/02/2010

Decreto n.o 7.082

12/05/2010

D.O.E. – 12/05/2010

 

ADEQUAÇÃO ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ATO

DATA

PUBLICAÇÃO

Parecer n.o 12-CEE/CES

10/02/2011

10/02/2011

Decreto n.o 869

24/03/2011

D.O.E. – 24/03/2011

 

Modalidade

Presencial

Nível Acadêmico

Graduação

Grau Acadêmico

Licenciatura Plena

Turno de Funcionamento

Noturno

Regime Escolar

Seriado Anual

Vagas Iniciais

40 vagas

Carga Horária

3.116 horas

Integralização do Curso – Duração Mínima

4 anos 

Integralização do Curso – Duração Máxima

7 anos

CURRÍCULO PLENO – 2011

CURSO: GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

GRAU ACADÊMICO: LICENCIATURA PLENA

 

1.a SÉRIE

Código

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Semanal

Anual

DED-11-02

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

1

1

2

68

DMA-40-06

Fundamentos de Matemática Elementar

4

2

6

204

DMA-11-04

Geometria Analítica

4

4

136

DED-04-02

Didática

1

1

2

68

DMA-47-04

Fundamentos de Geometria I

4

4

136

DMA-48-02

TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Matemática

1

1

2

68

 

TOTAL

15

5

20

680

 

2.a SÉRIE

Código

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Semanal

Anual

DMA-03-06

Cálculo Diferencial e Integral I

6

6

204

DMA-49-04

Elementos de Álgebra Linear

4

4

136

DMA-50-04

Fundamentos de Geometria II

2

2

4

136

DED-36-02

Psicologia da Educação

2

2

68

DMA-45-02

Metodologia do Ensino da Matemática

1

1

2

68

DCS-34-02

Introdução à Pesquisa Científica em Educação Matemática

1

1

2

68

 

TOTAL

16

4

20

680

 

3.a SÉRIE

Código

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Semanal

Anual

DLE-63-02

Língua Brasileira de Sinais – Libras

2

2

68

DMA-01-04

Álgebra

4

4

136

DMA-04-04

Cálculo Diferencial e Integral II

4

4

136

DMA-51-04

Fundamentos de Física Geral e Experimental

4

4

136

DMA-44-02

História da Matemática

1

1

2

68

DMA-34-06

Estágio Supervisionado em Matemática – Ensino Fundamental

4

2

6

200

 

TOTAL

19

3

22

744

  

4.a SÉRIE

Código

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Semanal

Anual

DMA-02-04

Análise na Reta

4

4

136

DMA-33-03

Cálculo Numérico

3

3

102

DMA-08-04

Estatística e Probabilidade

4

4

136

DMA-21-02

Matemática Financeira

2

2

68

DHI-95-02

História e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros

2

2

68

DMA-52-03

Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional

1

2

3

102

DMA-35-06

Estágio Supervisionado em Matemática – Ensino Médio

2

4

6

200

 

TOTAL

18

6

24

812

 

 

TOTAL DE H/A

 

 

 

2.916

 

Atividades Acadêmicas Complementares

 

 

 

200

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURSO

 

 

 

3.116